sexta-feira, 27 de maio de 2016

A importância da respiração consciente


A respiração não consiste apenas em ar, mas em energia vital, o prana. A palavra traduzida do sânscrito significa "o sopro da vida" e segundo os ensinamentos védicos, o prana é responsável por todas as manifestações da vida no Universo.
Para respirar o prana e fazer vida fluir a vida no corpo, é preciso respirar de forma profunda e tranquila, usando a musculatura diafragmática.
Isso acontece naturalmente antes de dormir, quando se está com a pessoa amada ou após uma boa atividade fisíca. O respirar consciente tem sido assunto de pesquisas científicas e os resultados comprovam os benefícios em problemas de saúde como: distúrbio de sono, ansiedade, depressão e hipertensão.
Se vocé está preparado e quer sentir a energia vital fluindo em você, faça esse exercício de respiração consciente que vou descrever abaixo:

1. Deite se de barriga para cima, relaxe o corpo e respire naturalmente pelo nariz. Coloque uma mão em seu abdômen é outra no peito. Verifique, qual mão se movimenta mais, se for a mão do abdômen, você está respirando da forma correta, ao contrário, concentre se em seu diafrágma e ao inspirar jogue o ar para baixo, como se quisesse encher a barriga, e ao expirar contraia o abdomen para expulsar o ar dos pulmões. 
2. Agora que você aprendeu a usar seu diafrágma, concentre se no tempo da inspiração e da expiração. Quanto mais lento e profundo melhor, visualize a energia vital como uma luz que você recebe do Universo e em gratidão você devolve essa luz ao Universo de forma serena e tranquila. Para começar conte até 4 na inspiração e ao expirar conte até 6. Vá aumentando o tempo conforme vai ficando mais confortável pra você conte 5 na inspiração e 7 na expiração, depois 6 para 8. 
3. Enquanto respira vá percebendo sua conexão com os seres vivos do planeta através da respiração, com toda a natureza, perceba como você inala um pouco do todo, e em gratidão exala um pouco de si. Perceba essa força invisível movimentando a vida no seu corpo, todo o trajeto do ar até chegarem nos capilares alveolares e esteja consciente da troca com os capilares arteriais, levando a vida para as suas células, tecidos, órgãos. Sinta-se conectado com o momento presente, nada mais existe, somente você respirando e a vida acontecendo.
4. Para terminar, mantenha o ritmo respiratório, e mentalize a palavra EU, enquanto inspira, e a palavra SOU, enquanto expira, faça isso por alguns minutos, perceba a energia vital circulando, movendo bloqueios e estagnações.  Continue mentalizando EU SOU sintonizado com a respiração e afirme tudo de bom que você deseja: EU SOU PAZ, EU SOU CONTENTE, EU SOU AMOR, EU SOU GRATIDÃO, EU SOU LUZ, EU SOU ALEGRIA...

Essa prática simples, pode ser feita ao acordar, antes de dormir, em momentos de stress, tensões, antes de tomar uma decisão importante, em momentos de pânico, de tristeza e seu efeito pode ser sentido imediatamente. Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário